Como limpar o seu sofá

Chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e estudos e se deparar com nosso querido sofá, com certeza, é uma das melhores sensações que temos em nosso dia a dia, certo? Além de ser uma peça decorativa e muito importante em nossos lares, o sofá também é o móvel queridinho pelo conforto e os momentos de relaxamento que nos oferece.

Seus diversos modelos ainda nos proporcionam uma ampla possibilidade de design, já que o móvel é versátil em todos os sentidos: tamanho, tipo de tecido, formatos e ainda podem virar cama! Ou seja, ele, realmente, merece a devida atenção, já que é fundamental para em nossas casas. Não podemos deixar de falar também que o sofá é um item que não trocamos com frequência e, por isso, é preciso mantê-lo sempre em bom estado, já que o custo elevado não permite que o móvel seja trocado com facilidade sempre que qualquer acidente ou imprevisto acontece.

Cuidados diários e a limpeza periódica são essenciais para nossos queridos sofás. Então, se você está se perguntando como limpar o sofá de maneira correta, não se preocupe. O Tua Casa bateu um papo com a gerente da marca Dona Resolve, Paula Roberta da Silva, que nos conta dicas espertas para uma limpeza completa e a melhor conservação desse móvel que já se tornou nosso melhor amigo! Confira:

1. A limpeza no dia a dia que faz a diferença

Se você tem a mania de comer ou beber sempre sentado no sofá, melhor repensar essa atividade. Por mais confortável e relaxante que possa ser, manchas e sujeiras inesperadas podem acontecer com frequência. É recomendável realizar a limpeza semanalmente para manter o sofá sempre limpo e cuidado. No caso de limpezas pesadas, recomenda-se realizá-las no intervalo de um ano e, se possível, contratar uma empresa especializada.

Dica 1: Lenços umedecidos são úteis para vários tipos de limpezas em uma residência, bem como para limpeza do sofá;

Dica 2: Suportes nos braços do móvel ajudam a manter o sofá limpo e novo por mais tempo.

2. Cuidado com o pó: você não vê, mas ele está por lá!

As partículas de poeira estão sempre presentes no ar. Mesmo que você não possa enxergá-las, elas podem impregnar nos estofados, afetando a higiene dos sofás. Na maioria das vezes, é indicada a utilização de um aspirador de pó para limpeza de manutenção. Então, inclua essa atividade na rotina da faxina.

3. Para cada tipo de tecido, uma limpeza imediata!

Não existe um tecido mais fácil ou mais difícil de limpar. Na verdade, o real desafio é o tipo de sujeira de seu sofá. Para uma limpeza imediata, deve-se sempre respeitar o que está especificado na etiqueta de cada peça, mas ela dá dicas espertas para cada tipo de tecido:

– Tecido, linho e veludo: Em um pano limpo, umedeça com a mistura de um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Depois, basta passar no sofá. Deixe secar naturalmente.

– Couro ou courino: Utilize um pano úmido com uma solução de água e detergente neutro. Para conservá-lo, aplique silicone líquido com a ajuda de uma flanela. Repita o processo a cada três meses para hidratar a peça.

Existem várias opções de couro e eles são muito delicados. Por isso, se a pessoa não estiver atenta, a utilização de qualquer produto poderá danificar e manchar a peça. Orientamos, neste caso, que o serviço seja realizado por uma empresa especializada que fará a limpeza e a hidratação do couro com cuidado, qualidade e segurança. Para a limpeza do dia a dia, utilize um espanador para retirar o pó e não riscar o couro. Já em caso de limpeza imediata, a dica é sempre a mesma: verifique na etiqueta do sofá quais produtos são indicados.

– Camurça: A limpeza deste tipo de tecido requer muito cuidado. Neste caso, utilize um pano levemente umedecido em água e, dependendo do nível de sujeira do móvel, acrescente detergente neutro.

– Suede, chenille ou jacquard: Para esse tipo, pode-se utilizar detergente neutro e escova de cerdas macias. Este processo basta para uma limpeza diária.

Ainda tem dúvidas de como limpar outras partes da sua casa? Confira nosso blog para mais informações.