Limpeza da Casa: Como fazer uma Faxina Completa no Banheiro

O melhor de tudo é começar a limpeza cômodo por cômodo, tudo nos mínimos detalhes e cantinhos. Mas, sabemos também que a gente não pode viver só pra faxinar, então tentamos fazer uma listinha de limpeza que seja prática e ao mesmo tempo que limpe por completo o ambiente, a começar pelo banheiro, olha só:

LIMPEZA COMPLETA DO BANHEIRO

. Sempre é bom manter o local limpo para que no dia da faxina não tenha sujeira em dobro. Então, tente todo dia manter o banheiro organizado: recolha o lixo quando estiver cheio, passe água na pia para retirar sujeiras do dia-a-dia (sabe o creme dental quando seca e fica branco? Evite isso), pendure as toalhas e mantenha a janela e porta aberta para evitar umidade.

. Coloque tudo para fora: lixinhos, bancos de apoio, ou seja, tudo que possa ser retirado do lugar e coloque para fora do banheiro.

. Troque as toalhas, coloque limpas.

. Separe os produtos necessários: luvas, esponja, escovinha de dentes, pano para chão e pano para pia/vaso, desinfetante, água sanitária, produto para limpar o espelho e sapólio líquido. Porém, para uma limpeza mais completa é sempre bom ter mais produtos.

. Limpe pia, armários e espelho: use o produto próprio para espelho e aplique com jornal, não passe pano para não ficar “pelinhos”. Nos produtos de inox (tampa da descarga, ralo da pia, torneira e outros) use o sapólio líquido para dar brilho.

. Limpe o vaso e despeje uma quantidade de desinfetante para deixar um cheirinho agradável. Limpe-o por dentro e por fora com uma esponja (não a mesma esponja utilizada na pia!). Lembre-se de ter uma esponja ou bombril única para limpar o vaso. Se limpar com bombril, jogue bastante água pois caso fique resquícios da esponja de aço no vaso pode enferrujar. Para finalizar, passe a escova sanitária.

. Tire pó de qualquer enfeite que tenha: quadros, porta sabonete e até dos cosméticos que ficam à mostra.

. Aproveite e veja a validade dos produtos e cosméticos: jogue fora o que está velho ou vencido, complete a saboneteira líquida com sabonete e etc…

. Passe pano no box e nas paredes. Se o teto estiver mofado, use água sanitária mas tenha CUIDADO: deixe a porta e janela abertas e saia de vez em quando do ambiente pois o cheiro é muito forte e cuide para não pingar em toalhas ou objetos.

. O box acumula muita sujeira e gordura, borrife água sanitária ou qualquer produto específico para banheiro e deixe agir por alguns minutos. Após deixar o produto agir, limpe o local com esponja e desinfetante. Se você tem box de vidro eu já ensinei um truque bem legal de como limpar.

. Para limpar o box, você pode usar escova de dentes nos cantinhos, ralo e também nos rejuntes onde você perceber uma maior concentração de sujeira. Use a escova de dentes para limpar o ralo da pia e ao redor da torneira.

. O chuveiro também concentra bastante sujeira já que raramente é limpo, aproveite e limpe-o também com uma esponja ou escovinha. Se você perceber que está saindo poucas gotas do chuveiro ou estão cada uma para um lado, limpe cada buraquinho com uma agulha pois pode ter acumulado sujeira ali. 

. Retire o tapete do banheiro e escove-o com sabão e água. Deixo-o secar naturalmente.

. Retire também o tapetinho do box e lave-o.

. Lave a lixeira e deixo-a secar.

. No chão, perceba se há muita sujeira acumulada nos cantos, use uma escovinha.

. Após tudo limpo é hora de limpar o chão. Você pode misturar álcool com o desinfetante, isto faz com que o chão seque mais rápido. 

Você também pode acessar www.donamaid.com e contratar 1 ou 2 horas para que uma profissional autônoma cadastrada na Plataforma vá até sua casa e limpe seu banheiro.