Como realizar a Limpeza de porcelanato?

Com a disseminação do uso do porcelanato para revestir os ambientes, é comum surgirem dúvidas com relação aos cuidados e à maneira correta de limpar porcelanato.

Antes de sair por aí comprando todos os produtos da prateleira, é importante entender que, apesar de ser um material extremamente resistente com absorção de água quase nula, o porcelanato necessita de alguns cuidados especiais na hora da limpeza para garantir que a sua beleza dure por muito mais tempo.

Por esse motivo, preparamos este texto com dicas e dúvidas frequentes. Seguindo cada uma das nossas instruções, você vai conseguir manter seu porcelanato sempre bonito e limpo, sem preocupações!

No dia a dia, é fácil deixar o seu porcelanato lindo e brilhante.

Para limpar o porcelanato de forma eficiente, siga os passos a seguir:

  • Utilize uma solução de limpeza que contenha uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro, diluído em cinco litros de água;
  • Varra o piso com uma vassoura de cerdas macias para não arranhar;
  • Passe um pano de chão molhado;
  • Seque o piso com um pano seco para que não fiquem manchas.

Caso ainda permaneça sujeira impregnada sobre o produto, deixe a solução de detergente e água agir sobre o piso por mais alguns minutos e depois esfregue com escova ou vassoura de cerdas macias.

Não utilize palha de aço ou produtos similares, já que eles podem riscar, danificar e retirar o brilho do porcelanato ou do esmalte do revestimento. Depois, enxágue bem somente com água e seque com um pano limpo.

Para limpar porcelanato de maneira pesada, você pode usar CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso. Qualquer um desses produtos deve ser diluído em água, usado em sua versão neutra e aplicado com pano umedecido nessa solução.

A diluição deve ser de 1/10 a 1/30, ou seja, uma parte do produto para nove partes de água, ou uma parte do produto para 29 partes de água. A não diluição dos produtos, bem como a sua aplicação direta sobre o piso, pode ocasionar o surgimento de manchas permanentes.

O problema de realizar a limpeza do porcelanato apenas com detergente neutro diluído em água é que ele não deixa a casa com aquele cheirinho de limpeza. Por isso, você pode fazer a faxina da maneira adequada e, depois de terminar, usar um spray perfumado para ambientes. Só tome cuidado para não aplicar o spray diretamente sobre o piso.

Caso ocorra algum tipo de acidente com canetas, canetinha hidrocor, esmaltes ou outros tipos de pigmentos, o indicado é a utilização de um solvente orgânico para a limpeza do porcelanato, como álcool, Thinner ou acetona.

Pode acontecer de um dos moradores ser alérgico a algum tipo de produto químico. Por esse motivo, para a limpeza do porcelanato, você pode utilizar o vinagre, sempre diluído em água. Ele não mancha, não diminui o brilho e é inofensivo para o porcelanato.

Para as áreas externas, o procedimento é o mesmo. Utilize detergente neutro diluído em água para a limpeza diária e, para a limpeza pesada, use CIF, Assolan Saponáceo Cremoso ou ainda Veja Cloro Ativo.

Tem mais dúvidas de como realizar a limpeza de sua casa? Continue lendo nossos textos.