Descubra como limpar janelas

A limpeza de janelas ainda é algo que gera muitas dúvidas. O primeiro passo que você deve saber é que a limpeza precisa ser frequente e contínua. Quando as janelas acumulam muita poeira e sujeira, acabam comprometendo a aparência do vidro, ficando com um aspecto de “encardidas”, por isso, o recomendável é que as janelas sejam limpas pelo menos a cada 20 dias.

Como limpar suas janelas com segurança?

Para lugares mais altos e difíceis de alcançar, use cabo extensível para rodo ou utensílio especial para limpar vidros.

Que equipamentos facilitam a limpeza?

Para casa, use um rodo especial para limpeza de vidros, escada, panos de limpeza, esponja. Em prédios, a limpeza é feita normalmente por dentro. Para maior segurança, chame uma empresa para fazer a da parte externa.

6 dicas rápidas e eficazes para limpar as janelas

1. Vinagre, um aliado infalível

Embora seja verdade que existam muitos produtos de limpeza que alcançam um efeito semelhante, a ação do vinagre é realmente eficaz. Além disso, seu cheiro não é irritante, ao contrário dos produtos químicos, que podem causar alergias devido aos odores fortes.

O vinagre faz com que a sujeira possa ser removida facilmente. Desta forma, não temos que esfregar as janelas com força, mas simplesmente deslizar o pano ou jornal por elas. Além disso, o vinagre nos permite obter um acabamento brilhante e límpido.

Para limpar as janelas de maneira fácil e simples, recomenda-se combinar uma parte do vinagre branco com três partes de água quente. Para reduzir o cheiro do vinagre, você pode adicionar um toque de suco de limão à mistura. Se o cheiro do vinagre incomodar muito, também é possível preparar a solução com cinco partes de água em vez de três.

2. O pano para limpar as janelas

Quando se trata de panos de limpeza, a indústria oferece muitas opções. Mas se quiser economizar, então apresentaremos algumas outras alternativas. Limpar as janelas com jornal é o mais conveniente. Ele não deixa resíduos e permite um acabamento completo e brilhante.

Além disso, você pode esfregar o seu vidro sem medo de arranhá-lo. O jornal deixará uma camada invisível muito fina que impedirá que seus vidros se sujem com facilidade.

É muito provável que você tenha uma esponja em casa. Ela é muito eficaz para remover os resíduos do detergente. Um truque muito prático, se você não tiver nenhum dos itens acima, é usar os filtros de café. Eles têm quase a mesma versatilidade que o jornal. Da mesma forma, você terá um acabamento brilhante sem manchas ou arranhões.

3. Limpe as janelas em um dia nublado

Esse é o dia que você deve reservar para limpar as janelas. Caso realize a limpeza em um dia ensolarado, o sol fará com que a espuma do limpador seque, deixando marcas desagradáveis. Sem mencionar que você estará se expondo ao sol, o que torna o trabalho mais árduo.

4. Limpe as janelas muito sujas

Se você passou vários meses sem limpar suas janelas, elas provavelmente estão sujas. Neste caso, é melhor usar uma esponja porosa e limpar de cima para baixo. Isso serve para evitar pingar água. Você pode usar um pano de microfibra para polir o vidro quando ele estiver seco. Apenas tome cuidado para que não fiquem fiapos do tecido no vidro.

5. Vertical e horizontal

Você terminou de lavar e limpar as janelas por dentro e por fora, mas ainda não está satisfeito com o resultado? Ainda tem uma mancha que teima em não sair? 

Recomendamos que, quando lavar as janelas dos dois lados, limpe-as de um lado para o outro e faça movimentos verticais no exterior. Isso o ajudará a não ficar louco quando quiser saber de que lado está uma mancha.

6. Para as persianas

Nem todas as janelas têm vidros, algumas possuem persianas. Estas também são expostas ao exterior, então também precisam de limpeza. Mas limpá-las é muito fácil. Borrife um spray antisséptico e use um pano para realizar a tarefa. Lembre-se de usar um tecido que não deixe resíduos.

E os trilhos e as grades?

Muitas vezes os trilhos das janelas ficam cheios de poeira, o que prejudica o funcionamento gerado pelo acúmulo de pó. Essa limpeza pode ser feita com uma escova de dente ou um aspirador de pó. Para limpar as janelas, primeiramente, você precisa saber qual é a limpeza ideal para o seu tipo de janela. Nesse post, vamos mostrar qual limpeza deve ser feita para cada tipo de material.

Vidros e vidraças: com um pano seco, remova o pó dos vidros. Utilize uma esponja macia ou pano microfibra (pois não solta penugens) junto com um limpa-vidros, outra opção é uma solução de água e sabão, ou álcool. Esfregue toda a superfície vigorosamente e retire o produto com um pano microfibra seco ou papel toalha.

Madeira pintada: As partes pintadas devem ser limpas com um pano molhado com água e sabão. Depois, passe um pano seco e se for possível, use um lustra móveis nas partes de madeira da janela.

Madeira com verniz: Passe um pano ligeiramente umedecido para retirar o pó. Nas partes de madeira, com auxílio de um pano multiuso, passe lustra móvel.

Alumínio ou ferro pintado: O mais indicado para a limpeza desse material é a utilização de uma esponja macia ou pano molhado em solução de água e detergente neutro. Seque com um pano limpo, de preferência um que não seja áspero. Não use, de forma alguma, saponáceos, esponjas de aço ou material áspero, lixas, abrasivos, produtos ácidos ou alcalinos, produtos derivados de petróleo. Eles podem danificar seriamente a conservação da janela.

E para limpar as grades? Primeiro, passe uma escova para tirar o pó. Nos cantos, conte com a ajuda de uma escova de dentes, de preferência uma velha. Passe pano e detergente. Por último, é indicado que você passe um produto específico para limpar metal e inox.
DICA BÔNUS: Acesse www.donamaid.com e garante seu horário para que uma profissional autônoma limpe as janelas da sua casa.