10 Truques de Limpeza que você precisa conhecer

Manter uma casa limpa e organizada não é tarefa fácil. Principalmente para aqueles que não estão acostumados ou não “simpatizam” com uma rotina de cuidados domésticos.

Apesar de não realizarmos a limpeza da casa diariamente, ao separar um tempo para realizar, não desejamos despender longas jornadas realizando estas tarefas consideradas chatas e desagradáveis.

Para facilitar a limpeza de seu lar, existem alguns truques que deixam a faxina muito mais agradável, os quais facilitam e aumentam a produtividade em momentos odiosos como este.

“Mantenha sua casa com móveis que garantam a circulação do espaço. O acúmulo desses objetos, além de poluir visualmente, dificulta a manutenção e facilita a proliferação de ácaros e fungos, conhecidos por causar alergias. As tendências de Arquitetura de Decoração de hoje primam por um ambiente clean. Então lembre-se: o menos é mais”.

Visando facilitar a limpeza do seu lar, sem perder tempo, fazendo com que este momento seja mais fácil, prático e até prazeroso, confira mais dicas e truques que irão ajudar a modificar sua rotina doméstica:

1. Limpe panelas muito sujas ou com marcas de queimado adicionando água com uma xícara de vinagre branco. Leve ao fogo até a mistura ferver e adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Esvazie a panela e lave-a esfregando levemente para tirar as marcas de queimado.

2. Se livre do acúmulo de sujeira da torneira ou registro de chuveiro com o auxílio de um limão. Basta esfregá-lo ao redor do mesmo que a sujeira sairá facilmente.

3. Limpe o rejunte dos azulejos com uma mistura de água com bicarbonato de sódio, fazendo uma pasta e aplicando-a com a ajuda de uma escova de dentes antiga.

4. Se possui gato ou cachorro como animal doméstico, facilite a limpeza do tapete ou carpete passando um rodo por toda a sua extensão. Desta forma os pelos sairão facilmente.

5. “A maneira ideal de manter seus livros organizados é por estilo literário ou por autor. Compre em uma papelaria etiquetas adesivas coloridas, elas devem ser pequenas. Identifique cada estilo literário ou autor com uma cor, depois crie um índice ou legenda correspondente a cada cor com estilo literário/autor. Desta forma quando você consulta o índice sabe exatamente em que grupo o livro que procura.

6. Limpe facilmente as persianas envolvendo a mão com uma meia limpa e limpando com a mesma proporção de água e vinagre branco.

7. Para limpar rejunte, a profissional orienta utilizar uma papa de sumo de limão com bicarbonato. Deixe agir e esfregue com uma escova de cerdas duras.

8. Retire manchas de gordura das roupas aplicando giz escolar ou talco sobre a mancha. Espere alguns minutos para absorverá gordura e esfregue um pano para retirar a sujeira.

9. Possui manchas de batom na sua roupa? Aplique spray fixador de cabelo sobre elas, deixe descansar por 10 minutos, passe um pano úmido sobre a mancha e lave sua peça de roupa normalmente.

10. Para retirar marcas de café da toalha de mesa, esfregue bicarbonato de sódio com um pouco de água que a mesmas sairão sem demora.

Utilizando estas dicas, limpar a casa se torna tarefa mais prática e fácil de se realizar. Lembrando sempre que a melhor maneira de se facilitar o momento da limpeza é focar em prevenir possíveis formas de acúmulo de sujeira.