Qual a diferença entre limpeza e faxina?

Em todas as profissões há diversas áreas com diferentes profissionais. Na área da limpeza não podia ser diferente, existem as Faxineiras, Diaristas e as Empregadas Domésticas.

A diferença é enorme – apesar de quase ninguém ter o conhecimento disso. A primeira diferença é que a faxineira realiza um trabalho pontual e mais pesado de limpeza, como, por exemplo, aquela limpeza que muitas pessoas fazem somente uma vez ao ano. As Diaristas são profissionais autônomos, que realizam limpezas mais leves, para manutenção de ambientes. Já as empregadas domésticas são profissionais contratadas para realizar a limpeza do dia a dia de uma forma contínua. 

Além disso, geralmente a Empregada Doméstica é contratada para trabalhar semanalmente cerca de 44 horas, o que totaliza 8 horas diárias e necessita de vínculo empregatício, ou seja, a carteira de trabalho é assinada, existe um salário fixo, benefícios assegurados pelo governo, férias etc. Já a Faxineira e a Diarista não cria um vínculo empregatício com o empregador, podendo montar sua agenda com a quantidade de horas que deseja trabalhar, com a observação de não poder exceder 8 horas diárias em uma mesma residência. É uma profissional autônoma e geralmente possui o MEI, que garante benefícios governamentais. Leia mais sobre no site do SEBRAE.

Agora você sabe a diferença entre a limpeza diária e a faxina?

A diferença é a mesma da Faxineira, Diarista e a Empregada Doméstica. A faxina remete à uma limpeza mais pesada e a limpeza é a mais leve, mais do dia a dia.

Quais são suas principais atribuições de uma Diarista?

A diarista deve desempenhar as tarefas indicadas no momento da contratação, conforme acordado entre as partes. Porém, para se organizar da melhor forma, é importante saber quais são as atividades mais comuns.

Limpeza

A limpeza é o principal foco de diaristas, mas as tarefas incluídas dependem da necessidade do contratante. De modo geral, você pode solicitar atividades como:

  • varrer os ambientes e passar aspirador de pó, se for o caso;
  • fazer a limpeza de vidros, pisos, paredes e forros;
  • tirar o pó e sujeiras dos móveis e equipamentos em todos os cômodos;
  • limpar o banheiro;
  • lavar, secar e guardar a louça.

Organização do ambiente

Além de deixar o ambiente limpo, o trabalho de diarista também envolve mantê-lo organizado. Em geral, suas atividades incluem organizar os cômodos guardando itens que estejam fora do lugar e arrumando os armários, se for o caso.

Nesse caso, alinhe com o profissional os itens que podem ser mexidos e quais devem permanecer onde estão, para evitar transtornos. Também vale a pena explicar onde se guarda cada item. Assim, você garante que todos os objetos serão armazenados no lugar correto.

Vale ressaltar que é essencial conversar com a diarista no momento da contratação para ver se há limitações em relação às tarefas exigidas pela empresa. Isso evita imprevistos e, se for necessário, poderá procurar outro profissional para desempenhar as funções.Com a Donamaid você contrata limpezas por hora, com diaristas verificadas e autônomas. Contrate a sua limpeza hoje mesmo em www.donamaid.com.