Aprenda formas de decorar o seu jardim

jardim decorado

Dar atenção e decorar o jardim da sua casa é uma forma de modificar a estética e trazer um novo ar à área externa da sua casa. Por mais que seja algo simples, o espaço precisa de devidos cuidados que vão além de construir um canteiro e cultivar flores.

Para decorar seu jardim é importante ser criativo! Quando é bem trabalhada, a área externa da sua casa vira um espaço bonito e aconchegante, e tudo isso sem que você precise gastar muito com reformas.

Tendo em mente essa versatilidade, preparamos este conteúdo com dicas de decoração para jardim, mostrando algumas opções que irão te inspirar a mudar sua casa. Confira!

Decore de maneira criativa

O mercado fornece uma variedade enorme de itens decorativos. Por mais que itens específicos sejam responsáveis por deixar o seu jardim bonito, é possível colocar a criatividade em prática e deixá-lo cheio de personalidade. 

Embora algumas pessoas não consigam deixar o seu jardim bonito, é possível soltar a criatividade e modificar a decoração mesmo com objetos simples e alguns itens antigos.

Por exemplo, um vaso ou gaiola pendurados nas paredes podem servir de vasos para samambaias ou plantas semelhantes. Ao serem penduradas nas paredes, elas dão um toque diferenciado e especial ao ambiente. 

Além disso é possível usar objetos de casa para armazenar os vasos com plantas. Em uma escada de madeira antiga, por exemplo, colocando algumas tábuas pode se transformar em uma prateleira ótima para o jardim.

Esse item remeta a um estilo mais rústico para sua decoração e combina bastante com o jardim, deck de madeira próximo a piscina ou área de descanso ao ar livre.

Use móveis adequados à sua decoração

Para deixar seu jardim ainda mais harmonioso e agradável, busque por móveis adequados  e deixe o ambiente relaxante para receber os seus amigos e familiares.

Se for uma área totalmente descoberta, procure por móveis resistentes à chuva para que não precisem ser trocados constantemente. Por exemplo, busque por mesas e cadeiras sem estofado e com madeira impermeabilizada. 

Além disso, ao longo do verão é comum ver insetos voando de um lado para o outro. Caso queira um espaço tranquilo para leitura, utilize uma tela de proteção ao redor dos móveis e proteja o seu cantinho de visitantes indesejáveis. 

Dessa forma é possível permanecer no seu jardim por mais tempo sem se preocupar com nada caindo em cima de você enquanto conversa com outras pessoas ou tira um bom cochilo.

Cuide da iluminação para decorar o jardim 

Mesmo que o espaço seja agradável e confortável, um detalhe que não pode ser deixado de lado é a iluminação. Por ser a região externa é possível que a rede de distribuição de energia não seja preparada para isso. 

É importante que antes de começar a modificar a decoração do seu jardim tenha certeza de que é possível ligar um pequeno gerador de energia para os momentos de pouca iluminação natural, ao fim da tarde e começo de noite. 

Os geradores servirão para ligar luminárias que deverão manter o ambiente agradável durante toda a noite.


Uma alternativa caso não queria nada elétrico do lado de fora é investir em pequenas velas colocadas em gaiolas. Espalhadas pelo jardim, essas velas dão um toque sofisticado à decoração e ajudam na economia de energia.

Deixe o seu decore seu jardim

Neste conteúdo nós falamos sobre a decoração para jardim e demos algumas sugestões do que fazer para deixar a área externa da sua casa mais agradável. O que achou?

Com o auxílio de alguns itens decorativos, móveis e uma boa iluminação, é possível deixar essa área externa para repouso e reunião com os amigos e família mais aconchegante.


O espaço pode ser totalmente aproveitado por todos e com o tempo novos móveis e itens deverão ser incluídos, tornando o ambiente cada vez mais agradável.

Quando você decorar seu jardim, além de um jardim bonito e convidativo para os moradores e visitas, sua área de repouso ficará confortável e agradável para você e toda a sua família.