Porta de ferro: Cuidados que você precisa ter na hora da limpeza

No momento de escolher por uma porta para a sua casa, é preciso levar em consideração muitos fatores. As portas internas e as externas demandam cuidados diferentes umas das outras, por isso é preciso se atentar nas exigências de cada uma.

Hoje vamos falar para você a respeito da porta de ferro, muito usada em diversas situações, em especial pela sua duração e versatilidade, sendo esse um material muito resistente, por isso tão usado. Mas é preciso levar em conta alguns cuidados com essa porta. 

O primeiro passo para manter a porta de ferro em dia e sempre limpa, é retirar toda a poeira presente, com o uso de um pano, pincel ou espanador, por exemplo. 

Em seguida, para uma limpeza mais aprofundada e eficaz, o ideal é usar detergente neutro, água fria e uma esponja macia, esse trio proporciona a limpeza certeira para a sua porta de ferro.

Depois de limpa e enxaguada, deixe a porta secar por alguns minutos e finalize o processo com o uso de um pano macio para que não fiquem gotas de água capazes de manchar a sua porta de ferro.

Não é indicada a utilização de produtos que contam com substância ácidas, como os solventes, por exemplo. Eles tendem a causar danos à superfície da porta de ferro.

Cuidados e manutenção

O primeiro cuidado que se deve ter em relação à porta de ferro, é que ela não pode ser usada em ambientes próximos do mar, isso porque a grande concentração de sal pode provocar a corrosão da porta de ferro. 

Para evitar que aconteça a ferrugem surja, é necessário que a pintura da porta de ferro esteja em dia sempre que possível. 

Porém, caso ocorra da sua porta estar com algum tipo de ferrugem, o indicado é lixá-la e passar uma mão de zarcão, para evitar, dessa forma, que o ferro passe a ficar enferrujado novamente, dessa forma evitam-se dores de cabeça em relação à porta de ferro.

Depois de seca, escolha a cor que mais combina com a sua porta e todo o seu ambiente e realize a pintura. Isso também pode proporcionar um visual novo para o seu espaço. 

Muitas informações importantes e relevantes, geralmente estão escritas nas etiquetas personalizadas que estão na porta, por isso, é necessário se atentar aos detalhes. 

Onde instalar?

Depois de conhecer um pouco dos cuidados essenciais com a porta de ferro, saiba quais as melhores opções para instalação. 

A indicação de profissionais da área é colocar a porta de ferro na entrada da casa e também de ambientes externos, já que trata-se de um material extremamente durável e resistente às ações do tempo, como chuva, sol, ventos, entre outros. 

É possível utilizar dentro dos ambientes? Tudo depende. Quando pensada para ficar de uma forma harmoniosa, a porta de ferro pode agregar valor ao seu espaço. Quando combinada com decorações modernas, só tende a agregar. 

Portas super reforçadas

Se você almeja ter uma porta de ferro, mas precisa que ela seja forte o suficiente, como em blindagem de carros, você pode optar por modelos de porta que contém aço, dessa forma, ela se torna mais resistente.