Como limpar azulejos de banheiro corretamente? Aprenda aqui

Cada tarefa de limpeza exige cuidados específicos, para que cada ambiente seja bem higienizado. Assim, é comum que surjam dúvidas pontuais, por exemplo: como limpar azulejos de banheiro corretamente?

Esse é um cômodo fundamental, onde realizamos nossa higiene diária, mas isso faz com que ele acumule sujeiras, bactérias e micro-organismos. Portanto, é essencial conhecer as melhores práticas para evitar sujeiras, poeira, umidade e gordura.

O uso de azulejos nas paredes ou no piso é bastante comum no banheiro, por isso, preparei este conteúdo explicando como fazer uma limpeza completa. Acompanhe!

Conheça os produtos para limpar azulejos de banheiro

Os produtos usados são fundamentais para um bom resultado na limpeza. Por isso, separei uma lista com os principais itens que você deve usar.

Detergente neutro

Se a limpeza não precisar ser profunda, o detergente é uma ótima opção. Ele ajuda a desengordurar os azulejos e a aplicação é simples: use uma esponja ou um pano e depois enxágue para que não fiquem resíduos no local, evitando manchas.

Desinfetante

Quando se fala em limpeza de banheiro, o desinfetante é um dos produtos mais lembrados, já que ele esteriliza as superfícies. O ideal é aplicá-lo após limpar os azulejos com outros produtos (como o detergente). Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e, em seguida, retire o excesso.

Água sanitária

A água sanitária diluída é ótima para limpar azulejos de banheiro devido ao seu poder de desinfecção. Ele limpa e desinfeta os espaços, inclusive ajudando a clarear os azulejos ou rejuntes — que podem escurecer com o tempo.

Porém, como ela é mais agressiva, é fundamental ter atenção às indicações de uso do rótulo para não causar danos às peças. Além disso, use luvas ao aplicar, evitando o contato com a pele.

Produtos multiuso

Os produtos multiuso são verdadeiros coringas e podem ser usados para limpar os azulejos. Porém, leia sempre o rótulo para verificar as indicações de uso e forma de aplicação correta. Em geral, basta aplicar nos azulejos, passar um pano ou usar uma esponja para esfregar e retirar o excesso, pois esse produto não precisa de enxágue.

Improvise com dicas de produtos caseiros

Na hora da limpeza, muitas vezes, você vai descobrir que determinado produto está em falta — ou desejar resultados ainda melhores. Existem algumas dicas de produtos caseiros que podem ajudar. Veja só!

Vinagre branco ou de maçã

O vinagre é um aliado importante para a limpeza porque apresenta alta concentração de ácido acético, funcionando como desinfetante e desengordurante. Para isso, misture com mesma proporção de água, borrife nos azulejos e esfregue um pano seco. 

Se for limpar superfícies maiores ou preferir usar panos úmidos e esponjas, faça a mistura no balde e aplique nos azulejos. O vinagre também pode ser misturado com limão, detergente ou bicarbonato de sódio.

Bicarbonato de sódio

Esse produto ajuda a limpar e a neutralizar odores ruins do ambiente. Para utilizá-lo, misture com água até formar uma pasta e passe nas áreas mais engorduradas dos azulejos com a ajuda de uma esponja. Deixe agir por cerca de 10 minutos e use uma escova para esfregar.

Por fim, jogue água limpa e deixe secar naturalmente ou com um pano macio. Para potencializar os efeitos do bicarbonato, você pode utilizá-lo junto ao limão ou vinagre, aplicando em cima da pasta, para agir.

Saiba a frequência ideal da limpeza dos azulejos

Não é preciso fazer uma limpeza profunda todos os dias, mas é importante que isso aconteça, pelo menos, uma vez por semana. Fazendo isso, você evita o acúmulo de sujeiras e mantém os azulejos bem cuidados.

Também tenha sempre atenção aos rejuntes: eles podem escurecer e acumular sujeiras, então, é fundamental que eles sejam incluídos na rotina. Nesse caso, a limpeza pode ser mensal ou quinzenal.

Seguindo essas dicas, você conseguirá limpar azulejos de banheiro da melhor forma. Para ajudar nessa tarefa, vale a pena contratar um diarista, afinal, um profissional conhece as melhores técnicas para garantir uma limpeza impecável na sua casa!

Quer mais dicas sobre o assunto? Então, conheça agora quais são os produtos mais importantes para a rotina da limpeza!