8 razões para ter um parceiro especializado em limpeza comercial

A limpeza comercial é um cuidado importante para oferecer um ambiente agradável aos clientes e colaboradores, portanto, a empresa deve organizar uma rotina para garantir que todos os espaços serão limpos e organizados.

Essa medida também é fundamental  para aumentar a produtividade dos funcionários, que terão mais facilidade para manter o foco em suas tarefas e não estarão expostos a riscos que podem surgir pela falta de medidas de higiene. Porém, em meio a tantas atividades necessárias para a gestão, muitas vezes a limpeza fica de lado.

Uma ótima alternativa para resolver esse problema é uma parceria para a limpeza comercial. Assim, você conta com esse serviço sem precisar gerir mais um contrato pela CLT. Quer saber por que vale a pena investir nessa estratégia? Então confira este post!

1. Agilidade dos processos

Manter um funcionário contratado envolve diversos processos e burocracias. Primeiro, você precisa encontrar um profissional que cumpra os requisitos desejados, com análise de currículos e agendamento de entrevistas.

Depois, normalmente você faz um contrato de experiência para avaliar o trabalho, enquanto o trabalhador também pode verificar se o cargo cumpre às suas expectativas. Ao término do período, é possível renovar a experiência, desde que não ultrapasse 90 dias, que é o limite dessa modalidade de contrato.

Se tudo der certo, o contrato é convertido por tempo indeterminado e o colaborador prestará serviços conforme a jornada acordada. Contudo, você precisará ter atenção ao controle das horas trabalhadas, que podem gerar o pagamento de adicionais por horas extras ou adicional noturno.

Quando você conta com uma parceria para fazer esses serviços, sem o contrato pela CLT, não é preciso se preocupar com essas tarefas, basta combinar os dias e horários de limpeza e os valores pagos.

Você também não terá problemas relacionados à rescisão contratual, com a aplicação do período de aviso prévio e uma nova rodada de entrevistas, já que a sua parceira terá diversas opções para substituir o profissional de limpeza comercial.

2. Redução de despesas

A contratação de funcionários gera diversos custos para o empregador. Além da remuneração paga ao empregado, é preciso recolher outras verbas trabalhistas como FGTS e INSS patronal, além de outros encargos que variam de acordo com o regime tributário da empresa.

Com as normas previstas na CLT, é preciso ficar atento à jornada de trabalho, horas extras, adicional noturno e outros direitos garantidos ao trabalhador. O pagamento de férias e 13º salário também aumentam as despesas da empresa.

Por outro lado, normalmente não é necessário manter um trabalhador cumprindo jornada integral todos os dias para manter o ambiente limpo e organizado. Como consequência, essa modalidade de contratação não oferece um bom custo-benefício.

Uma parceria simplifica isso tudo e permite a redução de despesas. Como não há vínculo empregatício, você pagará apenas o valor contratado, de acordo com as horas de limpeza necessárias. Isso reduz significativamente os custos com folha de pagamento, garantindo economia para o seu negócio.

3. Qualidade do serviço

Uma parceira pode ser feita de diversas formas, como a contratação de uma empresa prestadora de serviços para terceirizar empregados ou o uso de plataformas de limpeza para encontrar diaristas. Nos dois casos, um dos principais benefícios é a qualidade do trabalho realizado.

Como as empresas são especializadas no assunto, elas contam com profissionais experientes para fazer a limpeza comercial. Por isso, elas oferecem treinamentos e capacitações, e tomam todas as medidas para garantir que o contratante receba um serviço de qualidade, que atenda às expectativas.

Porém, aqui é importante ter atenção para encontrar uma parceria de qualidade, que tenha experiência na área e seja reconhecida no mercado. Para não errar, pesquise a reputação, a opinião de outros clientes e entenda como funciona o serviço.

Converse para esclarecer todas as dúvidas e verifique como são escolhidos os profissionais disponibilizados para a limpeza. Desse modo, você terá mais tranquilidade em relação ao trabalho prestado na sua empresa, sem preocupação com o mau uso dos materiais ou com danos causados aos seus equipamentos.

4. Treinamento do profissional

Muitos pensam na limpeza comercial como uma tarefa simples, que não exige conhecimento. Entretanto, como disse no tópico anterior, saber como usar cada produto e equipamento corretamente é fundamental para apresentar bons resultados e evitar desperdícios, que aumentam os custos mensais.

Por exemplo, não diluir corretamente um produto concentrado antes da aplicação aumenta o gasto e, em alguns casos, pode causar danos à superfície em que ele foi usado. O mesmo acontece quando o profissional utiliza itens inadequados para o tipo de superfície, o que pode causar manchas, arranhões e outros problemas.

Para que isso não aconteça, a empresa precisa investir em capacitações para que o colaborador aprenda as melhores técnicas de limpeza. Também é preciso ter atenção ao uso de equipamentos de proteção individual, que incluem a aquisição dos itens e a oferta dos treinamentos necessários para que os empregados saibam como utilizá-los corretamente.

No entanto, isso exige que você encontre empresas que forneçam treinamentos, agende horários e arque com esses valores. Por outro lado, contando com uma parceria isso não será um problema, já que ela se responsabilizará por todas essas questões, garantindo mão de obra de qualidade.

5. Flexibilidade na contratação

Quando a limpeza comercial é feita por meio de parcerias, o contratante garante mais flexibilidade em relação ao serviço. Não precisa se limitar às jornadas de trabalho previstas na CLT, pois você pode optar por receber diaristas apenas nos dias em que houver demanda.

A contratação pode ser feita por hora, na frequência desejada, e você pagará apenas pelo tempo em que o profissional trabalhou. Os detalhes variam de acordo com a parceria escolhida, mas em qualquer alternativa a flexibilidade é certa.

Se a limpeza é feita de forma semanal, quinzenal ou mensal, não tem problema. Caso precise de um profissional em um dia específico, devido a imprevistos, também é possível receber um trabalhador para ajudar. Tudo pode ser negociado de forma prática, já que não existe vínculo empregatício, pois os profissionais são autônomos ou contratados de outra empresa

Isso também evita que você mantenha colaboradores nas instalações da empresa sem que eles tenham atividades para cumprir. Aqui, o problema não são apenas as despesas desnecessárias, mas os impactos que isso traz para o ambiente de trabalho.

Os demais colaboradores podem ficar desestimulados ao perceber que existem empregados que não trabalham efetivamente durante toda a jornada de trabalho, prejudicando a produtividade.

6. Disponibilidade de profissionais

Um problema comum nas empresas é a necessidade de substituir os colaboradores por causa de faltas ou afastamentos temporários, que podem acontecer por doenças, licenças ou férias. Nesses casos, normalmente surgem duas opções: os outros empregados assumem as funções, o que gera o acúmulo de tarefas e, muitas vezes, o pagamento de horas extras ou a empresa contrata trabalhadores temporários.

Assim, um dos benefícios quando você decide terceirizar a limpeza comercial é a garantia da disponibilidade de trabalhadores no dia e hora marcados, já que as empresas contam com diversos profissionais para isso.

Caso aconteça algum imprevisto e a pessoa responsável não compareça, normalmente outras estarão disponíveis para substituí-la. Ou seja, com essa estratégia, os riscos de você ficar sem a limpeza desejada no dia marcado são mínimos.

7. Redução de riscos judiciais

Ao lidar com funcionários, a empresa deve ficar atenta a diversas rotinas tributárias, trabalhistas e previdenciárias. Mesmo com um sistema bem organizado, sempre existem riscos de fazer um pagamento incorreto, não observar algum direito e ter prejuízos. Em situações mais graves, isso pode resultar em ações judiciais, principalmente movidas pelos trabalhadores.

Optar pela terceirização é uma ótima alternativa para reduzir os riscos do negócio. Como não será preciso manter empregados registrados, você elimina essas rotinas em relação ao setor de limpeza. Mas tenha atenção para fazer tudo de forma legal, para não descumprir as regras da CLT e caracterizar fraude.

Por exemplo, caso conte com diaristas empresariais, tenha atenção para não chamar o mesmo trabalhador mais de duas vezes na semana para não caracterizar vínculo empregatício.

Lembre-se de que as ações trabalhistas geram custos com taxas processuais e honorários advocatícios, além das verbas devidas ao trabalhador, caso a empresa seja condenada. Portanto, é sempre interessante investir em alternativas que tragam mais segurança jurídica para o negócio.

8. Foco na gestão da empresa

Com todas os benefícios que expliquei, a rotina de  limpeza comercial se torna bem simples, otimizando o seu tempo. No caso das plataformas de diaristas, por exemplo, o único tempo que você investirá será no agendamento do serviço, que pode ser feito pela internet.

Dessa forma, os gestores e demais colaboradores terão mais tempo para focar nas atividades que estão diretamente relacionadas à gestão da empresa, como atendimento de clientes, contratação de fornecedores e operações internas relacionadas à produção.

Além disso, com a garantia de que sempre terão profissionais disponíveis para limpar a empresa, todos aproveitarão os benefícios de um ambiente limpo e organizado, que reflete na saúde, no bem-estar e na produtividade dos funcionários.

Viu só? Contar com uma parceria para a limpeza comercial traz diversos benefícios para a sua empresa. Você terá menos preocupações em relação aos profissionais responsáveis pelo serviço e terá mais tranquilidade para se dedicar às outras tarefas importantes para a gestão do negócio.

Então, curtiu este post? Aproveite para aprender as diferenças entre diarista de aplicativo e terceirização de limpeza e descubra qual a melhor alternativa para a sua empresa!