Afinal, como limpar piso de madeira corretamente?

Manter a limpeza do ambiente de trabalho é importante e, ao tomar as medidas de higiene, é preciso ter em mente que cada material exige cuidados específicos para não causar danos e garantir o melhor resultado. Diante disso, uma dúvida comum é sobre as melhores práticas para limpar piso de madeira.

Esse é um ótimo revestimento tanto pela qualidade do material quanto pela beleza que ele proporciona aos ambientes, mas é preciso adotar alguns cuidados em relação à sua limpeza.

Mas não precisa se preocupar! Neste post, separei as principais dicas para limpar o piso de madeira do escritório corretamente. Confira!

Verifique o tipo de madeira

Quando se fala em piso de madeira, muitas pessoas acreditam que essa informação basta para definir a melhor técnica de limpeza. Porém, existem diversos tipos de madeira que devem ser considerados para saber como limpar e quais cuidados precisam ser observados.

Por exemplo, nem todos os pisos de madeira precisam ser encerados. Também é necessário ter atenção para não confundir o material com os laminados, que não são naturais e apresentam mais resistência no momento da limpeza.

Escolha equipamentos adequados

A escolha dos equipamentos é importante para não causar danos. Portanto, para varrer, escolha sempre vassouras elétricas ou de cerdas macias. Outra opção é optar pelo aspirador de pó, que também agiliza o serviço, sempre com foco em opções que não causem atrito.

Também adote alguns cuidados no dia a dia do escritório: evite arrastar móveis e objetos sobre o piso. Se for realmente necessário, coloque um pedaço de feltro ou use um pano macio embaixo. Assim você evita riscos e arranhões no chão.

Tenha atenção ao passar pano

Nesse momento, é comum preparar um balde com água e algum produto de limpeza, geralmente passando um pano molhado para depois secar. Porém, nos pisos de madeira, o ideal é passar apenas um pano seco para evitar danos causados pela umidade.

Caso haja sujeiras persistentes, passe um pano úmido bem torcido. É fundamental evitar o excesso de água, pois ela costuma retirar o acabamento e deixar o piso de madeira com uma aparência opaca, sem brilho.

Aplique os produtos corretos

Se você achar que a limpeza apenas com o pano seco ou úmido não é suficiente, use um detergente neutro ou um desinfetante diluído de acordo com as instruções do rótulo. Em seguida, seque bem o local para garantir que não haja resíduos ou umidade.

Além disso, tenha atenção ao escolher os produtos: lembre-se de que álcool, solventes e outros materiais químicos, normalmente usados para a limpeza do chão, deterioram o verniz da madeira. Uma ótima dica é consultar o rótulo para ver as restrições de uso ou procurar itens desenvolvidos especificamente para limpar piso de madeira.

Não use produtos em excesso

Vale a pena frisar que, ao limpar piso de madeira, um dos principais cuidados é não usar produtos em excesso. A umidade e os resíduos deixados após a limpeza causam manchas e danificam o chão, prejudicando a beleza do ambiente.

Para renovar a madeira, você pode aplicar verniz ou cera, dependendo do tipo de piso. Nem todos devem ser encerados e, em alguns casos, a aplicação de verniz natural é suficiente para recuperar o material e deixá-lo como novo.

Curtiu essas dicas para limpar piso de madeira? Ao aplicá-las na sua empresa, conte também com o suporte de profissionais qualificados, como diaristas empresariais, para evitar danos durante a limpeza e marcas no chão.

Ficou com alguma dúvida ou conhece outras dicas importantes sobre o assunto? Conte para mim nos comentários!