Confira 5 dicas eficientes para reduzir custos com limpeza!

Um bom controle de gastos é fundamental para a saúde financeira da empresa, portanto, é comum procurar formas de economizar. Uma das maneiras mais efetivas de atingir esse objetivo é reduzir custos com limpeza, mas é preciso ter atenção para não prejudicar a qualidade do serviço.

Para isso, é importante ter atenção às rotinas da empresa para encontrar as opções de economia e aproveitar todas as vantagens que isso proporciona. Quer saber como fazer isso? Então, confira as 5 dicas que separei neste post!

1. Pesquise os preços dos produtos

Existem diversos produtos que devem ser usados para uma limpeza completa, como detergente, álcool, desinfetantes etc. Portanto, faça uma lista com todos os itens necessários e as marcas desejadas (sempre com foco na qualidade) e solicite orçamentos com diferentes fornecedores.

Assim, você consegue encontrar os melhores preços para reduzir custos com a limpeza, sem precisar buscar produtos de menor qualidade para economizar. Nesse momento, avalie também as condições de pagamento — muitas vezes, a quitação à vista rende um bom desconto.

2. Faça compras no atacado

Quando a empresa compra os itens separadamente, fica mais difícil manter um controle de estoque e dos gastos envolvidos nessa aquisição. Para evitar esse problema, uma ótima dica é fazer compras no atacado. Calcule a média de produtos utilizados por mês na empresa e faça uma compra maior, para durar um longo período (sempre com atenção à validade).

Isso facilita o controle de gastos e a negociação: normalmente, os fornecedores oferecem descontos melhores para a compra de grandes quantidades de materiais. 

3. Siga as instruções de uso dos produtos

Sabia que o uso incorreto dos produtos gera desperdícios e aumenta os custos com a limpeza? Seguir as instruções da embalagem, principalmente sobre a diluição antes da aplicação, é uma dica essencial para quem deseja economizar.

Muitos produtos são vendidos em uma fórmula concentrada, exigindo uma pequena quantidade diluída em litros de água para oferecer o resultado esperado. Porém, muitas pessoas esquecem de fazer essa diluição ou aplicam o produto puro, o que aumenta a quantidade gasta e, consequentemente, as despesas da empresa.

4. Reduza o uso de descartáveis

É comum adotar o uso de descartáveis para reduzir a necessidade de limpeza e “economizar” água e produtos para lavar a louça. Mas isso é um erro: o preço desses materiais costuma ser elevado e, muitas vezes, as pessoas utilizam diversos itens em um mesmo dia, produzindo um grande volume de lixo.

Por exemplo, é comum que a pessoa tome água ou um café, descarte o copo após o uso e, depois de um tempo, utilize um novo. Portanto, para realmente reduzir os custos da empresa e garantir uma atitude sustentável, o ideal é que cada colaborador tenha um copo ou uma caneca para usar durante o expediente.

5. Contrate profissionais especializados

Falar em contratar profissionais especializados pode até parecer que não é uma medida para reduzir custos com limpeza, já que envolve gastos, porém, essa é uma das atitudes mais efetivas.

Contar com profissionais que tenham experiência em limpeza, como diaristas empresariais, garante um serviço de qualidade e a aplicação das melhores técnicas para manter o ambiente limpo. Isso inclui o uso certo de todos os produtos e equipamentos, o que reduz as despesas.

Além disso, também é possível encontrar plataformas que contratam diaristas que levam os próprios materiais de limpeza, garantindo ainda mais economia para o seu negócio. Encontrar formas de economizar pode ser um pouco complicado. Mas, seguindo essas dicas para reduzir custos com limpeza no escritório, você vai ver que essa tarefa é bem mais fácil do que parece!

Se você gostou dessas dicas para economizar, entenda como funciona uma plataforma de limpeza e as vantagens que ela proporciona para a sua empresa!