Lista de produtos de limpeza: saiba quais são os mais importantes!

A limpeza empresarial é importante para manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, aumentado o conforto e o bem-estar dos colaboradores.

Para isso, é importante que a empresa conte com o apoio de uma diarista e tenha uma lista de produtos de limpeza que devem ser utilizados na rotina de limpeza. Você sabe quais são eles?

Essa é uma dúvida comum entre os gestores, por isso, trouxe uma lista com os produtos de limpeza essenciais para a sua empresa. Confira!

Desinfetante

O desinfetante é indispensável para uma boa limpeza. Ele esteriliza superfícies e acaba com os micro-organismos. Geralmente é usado após o local ser limpo, com o uso de vassoura e pano secos.

O produto geralmente é aplicado em pisos e superfícies de ambientes como banheiros e cozinhas, porém, pode ser usado em todas as instalações. Ele também costuma ser o responsável por deixar aquele cheirinho de limpeza após o término da faxina.

Água sanitária

A água sanitária é essencial em qualquer lista de produtos de limpeza. Ela é um ótimo bactericida, então atua na desinfecção e prevenção de doenças, além de contar com uma potente ação branqueadora. Portando, o produto é usado para:

  • desinfetar locais sujos;
  • clarear pisos, azulejos, vasos sanitários etc.;
  • combater o mosquito da dengue (aplicando em caixas d’água e vasos de planta);
  • remover manchar e branquear tecidos.

Mas, durante o uso, é preciso diluí-lo corretamente, entender o tempo de ação do produto e ter atenção aos materiais onde ele será aplicado, para não causar danos.

Álcool

O álcool é um dos produtos mais versáteis na limpeza. Ele atua na desinfecção de ambientes e tem a vantagem de evaporar rapidamente, sem deixar resíduos na superfície. O produto costuma ser aplicado para limpar locais infectados, bancadas, armários e superfícies de vidro ou metal.

Porém, esse produto exige atenção: o álcool pode causar danos em materiais como fórmica, borracha e acrílico ou nas superfícies de aparelhos eletrônicos. Portanto, é fundamental contar com um profissional experiente para assumir a limpeza da empresa e evitar problemas na aplicação.

Detergente

Os detergentes são ótimos para limpezas que não precisam ser tão profundas e costumam ser aplicados com o auxílio de esponjar ou panos. Eles podem ser usados para desengordurar pisos ou azulejos, ou lavar utensílios e materiais.

Em geral, ele não danifica materiais, então ele é um produto bastante seguro. Entretanto, é fundamental retirá-lo com água para não deixar resíduos.

Limpador multiuso

Os limpadores multiuso, como o próprio nome diz, têm diversas utilidades. Em geral, eles são usados para retirar óleos e gorduras, mas podem ser usados para higienizar diversas superfícies: pisos, bancadas, prateleiras, pisos etc.

Ele também deixa um cheiro gostoso no ambiente, neutralizando odores desagradáveis. Por isso, ele é um coringa na lista de produtos.

Mas apesar de poder ser usado na maioria dos materiais — como inox, vidros, azulejos, borrachas e sintéticos — é importante ter atenção, pois alguns itens podem ser danificados com o seu uso, como as superfícies em madeira e objetos porosos.

Lustra móveis

Se a empresa conta com móveis de madeira, esse é um produto essencial para deixá-los limpos, conservados e perfumados. A fórmula higieniza a madeira e cria uma película protetora antimanchas, além de dar brilho ao móvel.

Para auxiliar na aplicação dos produtos, também é importante ter equipamentos e materiais específicos, como flanelas, esponjas comuns e de aço, panos de chão, além de itens de proteção (como luvas de borracha) para que o responsável pela limpeza não fique exposto a riscos.

Porém, para economizar nessas despesas, é essencial contar com profissionais capacitados, que saberão onde utilizar cada produto, as proporções de diluição e outros detalhes para proporcionar os melhores resultados, sem desperdícios.

Pronto! Agora você já sabe a lista de produtos de limpeza que podem ser usados na empresa. Para ajudar, conte com o auxílio de uma diarista para saber o que comprar e a quantidade necessária. Outra opção é contratar profissionais que levam os próprios itens, facilitando a rotina do negócio.

Curtiu o conteúdo? Então, aproveite para descobrir as vantagens de ter uma diarista e adote essa estratégia na sua empresa!