O que você sabe sobre diarista empresarial? Confira tudo aqui!

Manter o ambiente de trabalho limpo e organizado é importante para o bem-estar dos colaboradores e para atender da melhor forma todos os clientes. Afinal, também é preciso causar uma boa impressão. Nessas horas, é comum procurar serviços de diarista empresarial para se responsabilizar pela limpeza.

Você sabe como funciona esse serviço? É bem comum surgirem dúvidas sobre quais são as regras sobre diaristas, as vantagens dessa contratação ou as melhores formas de encontrar profissionais para fazer a limpeza do escritório.

Mas não precisa se preocupar: para ajudar, preparei este post com tudo o que você deve saber sobre a contratação de diaristas para a sua empresa. Confira!

Qual a diferença entre empregado doméstico e diarista?

Essa é a dúvida mais comum e também a mais importante por causa das regras que devem ser observadas em cada situação. A principal diferença é que o empregado doméstico ou contratado para a limpeza empresarial presta um trabalho contínuo, com registro em CTPS, enquanto as diaristas são profissionais autônomas que prestam serviços de forma eventual, sem relação de emprego.

Porém, é importante destacar que nas empresas não é possível a contratação de empregados domésticos — essa denominação é aplicável somente aos trabalhadores que prestam serviços à pessoa ou família.

De qualquer modo, ao optar por contratar um empregado para prestar serviços contínuos de limpeza, a empresa precisa pagar a remuneração acordada, seguindo o salário mínimo vigente ou o piso da categoria, além de outros direitos trabalhistas, por exemplo:

  • férias;
  • 13º salário;
  • horas extras;
  • adicional noturno;
  • vale-transporte;
  • FGTS;
  • aviso prévio;
  • INSS.

Como consequência, ter um empregado responsável pela limpeza costuma trazer mais custos quando comparado com a contratação de diaristas.

O que diz a lei sobre a relação entre empresa e diarista?

Como eu disse antes, a diarista empresarial é uma profissional autônoma, portanto, não se trata de uma relação de emprego e não é necessário fazer o registro em CTPS.

Contudo, é importante ter atenção à frequência da prestação de serviço: de acordo com a legislação trabalhista, quando uma pessoa presta serviços mais de 2 vezes na semana no mesmo local, é possível reconhecer o vínculo empregatício judicialmente.

O pagamento deve ser feito por dia de trabalho, conforme o valor acordado com o profissional. Uma ótima forma de garantir mais segurança nesse contrato é procurar profissionais que estejam registrados como MEI e emitam nota fiscal.

Para garantir mais segurança para as empresas que optam por contratar profissionais autônomos, a reforma trabalhista (Lei n.º 13.467), que alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), deixou claro que a contratação de autônomo afasta a qualidade de empregado, desde que cumpridas todas as formalidades legais.

Por que é importante priorizar a limpeza no trabalho?

Um ambiente organizado traz diversos benefícios para a empresa, portanto, é fundamental priorizar a limpeza. Entenda os motivos a seguir.

Higiene e a saúde

Em primeiro lugar, essa é uma medida de higiene importante para preservar a saúde de todos os colaboradores e terceiros que tenham acesso às instalações. Um ambiente sujo aumenta as chances de aparecer microrganismos causadores de doenças.

Produtividade

Outro ponto importante é que um ambiente organizado facilita a concentração, aumentando o desempenho e a produtividade. Em um lugar bagunçado fica mais difícil encontrar os documentos e materiais necessários para a conclusão de tarefas.

Boa impressão

É preciso lembrar que a empresa recebe visita de clientes, fornecedores e parceiros. Nesses momentos, é preciso passar uma boa impressão, mas isso fica difícil se o lugar estiver sujo ou bagunçado, não é verdade? Portanto, a limpeza deve ser um cuidado constante.

Conservação

A limpeza também colabora com a conservação dos materiais e equipamentos, o que aumenta a sua vida útil e reduz os gastos com manutenção ou, até mesmo, com a troca desses itens.

Quais os benefícios de ter uma diarista?

Contar com uma diarista empresarial oferece diversas vantagens para o negócio. Quer saber quais são? Veja os principais benefícios.

Redução de custos

Com a contratação de diaristas você não precisa contratar empregados pela CLT, o que, muitas vezes, envolve uma jornada de trabalho superior à realmente necessária e diversos custos, como férias, 13º, INSS etc.

Outro benefício é que, dependendo da forma de contratação, também é possível economizar com os produtos de limpeza. Isso acontece porque alguns profissionais levam seus próprios produtos, facilitando a gestão de compras da empresa e reduzindo os gastos com esses itens.

Qualidade no serviço

De modo geral, as diaristas são treinadas para efetuar limpezas completas, aplicando técnicas específicas e usando os produtos da melhor forma. Assim, além de otimizar o tempo, elas também apresentam melhores resultados.

Além disso, também é possível fazer essa contratação por meio de empresas especializadas, que contam com profissionais altamente capacitados no seu banco de talentos. Dessa forma, a qualidade do serviço é aprimorada.

Flexibilidade na contratação

A opção por ter diaristas responsáveis pela limpeza empresarial também proporciona mais flexibilidade. Você pode contratar o serviço apenas quando necessário, por um tempo específico. Como consequência, você vai pagar pelos serviços realmente prestados, sem precisar lidar com a eventual ociosidade de colaboradores.

Redução de burocracia

A contratação de um empregado envolve diversas tarefas, como registro em carteira, exames admissionais e demissionais, controle de jornada, enfim, são vários cuidados que a empresa deve adotar para isso.

Com a contratação de diarista empresarial o procedimento é bem mais simples: você escolhe o tempo e a frequência para a prestação do serviço e o profissional comparece à empresa para cumprir o que foi acordado.

Desse modo, a sua empresa garante uma limpeza de qualidade sem envolver um monte de papelada e obrigações trabalhistas. Bem mais simples, não é mesmo?

Como economizar na limpeza empresarial?

A contratação de diarista empresarial já é uma ótima forma para economizar nos serviços de limpeza, mas também existem outras dicas importantes para o dia a dia. Veja quais são.

Tenha uma boa gestão de compras

Evite fazer várias compras diferentes para adquirir os materiais de higiene e limpeza. Dê preferência para fazer compra de mais produtos ao mesmo tempo, o que permite maior negociação com os fornecedores e, em muitos casos, garante ótimos descontos. Isso também facilita a gestão de estoque e o controle de contas a pagar.

Use os produtos corretamente

O desperdício de produtos é um dos principais fatores que aumentam os custos relacionados à limpeza. Saber qual a finalidade de cada produto e o modo correto de usar, como forma de diluir e a quantidade ideal, são pontos importantes para economizar.

Por isso, a empresa deve investir na conscientização dos colaboradores que têm contato com esses produtos para que eles usem de forma correta, evitando desperdícios.

Nesses casos, as diaristas também oferecem um ótimo diferencial. Os profissionais conhecem o modo de uso de cada produto, garantindo que eles sejam usados da melhor forma para reduzir custos e otimizar a limpeza.

Como encontrar diaristas para a empresa?

Uma das dificuldades ao buscar diaristas para a empresa é saber como encontrar profissionais que prestem esse serviço, com segurança nessa contratação.

Pedir indicações para amigos, pesquisar na internet e publicar anúncios costumam ser uma alternativa comum para as empresas, mas as principais dificuldades são a disponibilidade do profissional e a garantia sobre a qualidade do serviço prestado.

Por isso, uma opção vantajosa é poder contar com plataformas desenvolvidas para contratar serviços de limpeza. Elas trabalham com diversos profissionais para que a empresa possa escolher de acordo com a experiência e avaliação de outros clientes.

Vale lembrar que as empresas responsáveis pelos aplicativos trabalham com diaristas qualificados e fazem um controle sobre os profissionais credenciados, garantindo mais segurança e qualidade na contratação.

Como escolher a melhor diarista empresarial?

Para escolher a melhor diarista empresarial é preciso avaliar alguns critérios. Para ajudar você nessa tarefa, separei os principais. Acompanhe!

Busque referências

Uma dica importante é procurar referências com pessoas conhecidas ou na internet. Saber como foi a experiência de outros contratantes é um ponto importante para você alinhar as expectativas em relação ao serviço prestado.

Nos aplicativos que auxiliam nessa contratação, você consegue pesquisar a avaliação de outros clientes para ver se eles ficaram satisfeitos com a limpeza realizada.

Outro ponto importante é que, nesses casos, as próprias empresas que oferecem o serviço fazem uma triagem para garantir um banco de talentos adequado, com diaristas capacitadas e que apresentem bons resultados para os clientes.

Avalie o profissionalismo

Essa é uma das características mais importantes que a diarista empresarial deve ter. A capacitação e os treinamentos são importantes para que a limpeza seja realizada de forma eficiente.

O uso correto de produtos de limpeza e a aplicação das melhores técnicas são fundamentais para um trabalho satisfatório. Portanto, verifique as qualificações e experiência do profissional.

Quais cuidados tomar ao escolher o serviço?

A contratação do serviço também exige atenção. Primeiro, é preciso avaliar as necessidades da empresa para determinar o período da diária e a frequência, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo.

Aqui, as plataformas online também oferecem outra vantagem: elas mantêm um controle sobre as diaristas contratadas para não enviar o mesmo profissional mais de 2 vezes na semana. Fazendo isso, a empresa não correrá o risco de sofrer ações judiciais.

Finalmente, fique atento às condições do contrato, como período trabalhado, valores, atividades realizadas pelo profissional, itens incluídos (como produtos de limpeza), entre outros fatores. Isso é fundamental para garantir um serviço de qualidade e encontrar o melhor custo-benefício.

Como evitar abusos na contratação do serviço?

Um ponto muito importante nessa contratação é evitar atitudes abusivas, que podem trazer prejuízos para a empresa. Portanto, antes de tudo é preciso ter atenção aos contratos para não incorrer em atitudes que configurem vínculo empregatício.

É preciso ter em mente quais são as atribuições da diarista e alinhar as expectativas da empresa na hora de realizar o contrato. Em geral, o serviço inclui a limpeza de:

  • pisos;
  • paredes;
  • banheiros;
  • móveis;
  • louças.

Além disso, os profissionais também organizam o ambiente, como mesas, armários e roupeiros. Porém, caso a empresa precise de outros serviços, é importante informá-las ao entrar em contato com a diarista.

Fazendo isso, ela terá conhecimento sobre as tarefas exigidas e, se for o caso, poderá explicar quais são as limitações. Isso é importante para garantir a clareza na contratação e evitar problemas após a prestação do serviço.

Pronto! Agora que você já sabe as principais informações sobre a diarista empresarial e os cuidados que devem ser observados, que tal se organizar para contratar os melhores profissionais? Dessa forma, a sua empresa garante serviços de qualidade, além de manter o ambiente de trabalho limpo e organizado.

E aí, curtiu este post? Então, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais. Assim, seus amigos também vão saber tudo o que precisam sobre o trabalho de diaristas nas empresas!