Aprenda a reduzir custos em PME com nossas 5 dicas!

Reduzir custos em PME é um dos pontos principais para o desenvolvimento da empresa, afinal, despesas mensais elevadas podem trazer dificuldades financeiras e inviabilizar a continuidade do negócio. Por outro lado, encontrar formas de economizar pode ser uma tarefa um pouco complicada, não é mesmo?

Com tantos serviços essenciais e fornecedores, pode ser difícil identificar quais gastos são desnecessários e podem ser cortados do orçamento. Mas calma! Para ajudar, separamos 5 dicas importantes para reduzir os custos da sua PME. Acompanhe!

1. Elimine desperdícios

Mesmo sem perceber, é comum que na rotina da empresa haja vários desperdícios que aumentam as despesas. Gastos com materiais de escritório, como papel, pastas, tinta para impressora, são um dos principais focos. Produtos sobrando em estoque também podem se tornar um problema, pois estão sujeitos a deterioração após longos períodos, impedindo o seu uso.

Vale a pena fazer uma vistoria na empresa para identificar as situações que podem ser trabalhadas para gerar economia, criando medidas para evitar o desperdício e conscientizando os funcionários sobre os cuidados que devem ser tomados, como reutilizar papéis como rascunho e sempre conferir o estoque para não realizar compras em excesso.

2. Negocie com fornecedores

Procure os fornecedores para reavaliar os contratos e tentar firmar uma parceria mais vantajosa. Eles precisam manter uma boa cartela de clientes e, para isso, podem estar dispostos a oferecer condições melhores para que a sua empresa continue optando por seus serviços.

Entre em contato com outros distribuidores e prestadores de serviços para verificar os preços da concorrência. Você pode usar isso como argumento para conseguir bons descontos. Além disso, lembre-se de negociar as formas de pagamento: vantagens para quitação à vista e bons prazos podem ajudar na hora de reduzir os custos ou distribuir melhor as despesas.

3. Reavalie os serviços contratados

Existem diversos serviços necessários para a manutenção do negócio e em alguns casos os pacotes contratados não são completamente usados. Reavalie os contratos como os de telefonia ou internet e, se necessário, converse com o fornecedor e peça alterações.

Mesmo que pacotes completos ofereçam vantagens e tenham um ótimo custo-benefício, esse não é um bom investimento se a empresa não for utilizar todos os itens incluídos. Fique de olho, também, nas contas recorrentes, como energia elétrica e água: medidas para diminuir o consumo são igualmente importantes para reduzir custos em PME.

4. Aposte na tecnologia

Atualmente, existem sistemas que auxiliam na gestão da empresa, permitindo a digitalização e o armazenamento de documentos. Assim, é possível reduzir o uso de papel e outros materiais de escritório, além de diminuir o espaço físico necessário para arquivar toda a documentação.

Além disso, alguns softwares oferecem ferramentas integradas, como gestão de estoque, controle financeiro, RH e outros setores importantes do negócio. Essa automatização reduz as chances de erros, melhora a produtividade dos colaboradores e auxilia a na hora de identificar outros pontos que podem ser trabalhados para reduzir custos em PME.

5. Terceirize serviços de infraestrutura e limpeza

A terceirização de serviços por meio da contratação de profissionais autônomos é uma ótima forma de reduzir as despesas: manter trabalhadores contratados pela CLT para realizar as tarefas relacionadas à infraestrutura e à limpeza da empresa gera, além dos salários, diversos encargos trabalhistas.

Por exemplo, para fazer a limpeza, você pode contar com serviços como os ofertados pela Donamaid: uma plataforma para a contratação de diaristas autônomos por hora, conforme as necessidades da empresa.

Sem o vínculo empregatício, você pode contratar profissionais para cumprir essas tarefas pagando apenas o valor relativo ao serviço prestado, de forma legal e sem precisar se preocupar com o cumprimento das diversas regras previstas pela CLT.

Além de seguir essas dicas, é importante manter uma boa gestão para reduzir custos em PME. Planeje os gastos, controle o fluxo de caixa e faça análises frequentes dos seus resultados. Assim, você pode encontrar os pontos de melhoria para garantir mais economia.

Gostou deste post? Então siga as nossas páginas nas redes sociais — Facebook e LinkedIn — para conferir outras dicas como essas e acompanhar as nossas atualizações!