Conheça 4 dicas práticas para manter o ambiente de trabalho organizado!

A rotina de uma empresa envolve diversas tarefas, o que torna difícil manter o ambiente de trabalho organizado e limpo. Porém, esse é um cuidado essencial para o bem-estar e o conforto de todos.

Além de preservar a saúde dos colaboradores e melhorar a qualidade do local, a limpeza também aumenta o seu desempenho e sua produtividade, pois evita problemas como a perda de documentos ou a demora para encontrar os itens necessários para cumprir as suas funções.

Pensando nisso, preparamos este post listando 4 dicas para você manter o ambiente de trabalho organizado na sua empresa. Confira!

1. Descarte o que é desnecessário

No dia a dia de uma empresa é comum acumular papéis, móveis e objetos que não são mais usados, ocupando espaços e dificultando a organização do ambiente. Para que isso não aconteça, primeiro é necessário criar o hábito de se desfazer de cada item assim que constatar que ele não é mais útil para a empresa, jogando-o no lixo ou fazendo uma doação.

De tempos em tempos, faça uma análise dos documentos e equipamentos da empresa para verificar se existem itens que podem ser descartados. Deixando somente o que for essencial no local de trabalho, ficará muito mais fácil manter tudo arrumado e limpo.

2. Siga um padrão de organização

A melhor forma de manter tudo sempre arrumado é criar um padrão sobre como cada item deve ser disposto ou guardado. Use e abuse das gavetas e armários como forma de separar todos os materiais e equipamentos da empresa. Para auxiliar, você pode colar etiquetas identificando o que fica guardado em cada local.

Crie categorias para organizar os documentos e evitar que eles fiquem espalhados, usando etiquetas coloridas, pastas e caixas organizadoras. Além de manter tudo em ordem, também ficará mais fácil para todos os colaboradores encontrarem o que precisam, sem perder tempo.

3. Mantenha tudo em seu lugar

Depois de definir lugares específicos para cada item, crie o hábito de sempre manter tudo no lugar. Após terminar de utilizar um documento ou equipamento é preciso que os empregados guardem tudo corretamente.

A empresa deve buscar formas de conscientizar os funcionários sobre a importância de manter o ambiente de trabalho organizado e os benefícios que isso traz para o dia a dia: a colaboração de todos é essencial.

Uma ótima dica para isso é usar o computador para armazenar o máximo de documentos. Assim, a empresa diminui o uso de papel, o que auxilia na hora de manter tudo arrumado e também colabora com o meio ambiente. Mas, lembre-se: as pastas do computador também devem ser bem organizadas!

4. Contrate serviços de limpeza

Finalmente, você também precisa focar na limpeza da empresa. Contudo, deixar essas tarefas para os colaboradores atrapalha a produtividade, enquanto a contratação de empregados para essa função gera mais custos.

Uma ótima alternativa é contratar trabalhadores autônomos para limpar o seu espaço de trabalho, porém é preciso encontrar um profissional confiável e de qualidade, e muitas vezes é difícil encontrar um profissional assim.

Uma solução para essa dificuldade é a Donamaid, uma plataforma online que conecta quem precisa de diarista, com quem é profissional autônomo e precisa de mais clientes. A plataforma permite a contratação de diaristas por hora, com um serviço que já inclui os produtos de limpeza que serão utilizados.

Você pode fazer essa contratação de acordo com a frequência que achar necessária — quinzenal ou semanal, por exemplo. Nos dias escolhidos, um profissional comparecerá para fazer uma faxina completa, deixando tudo limpo e organizado. Assim, a empresa garante economia e uma limpeza de qualidade.

Pronto! Agora que você já conhece as nossas dicas para manter o ambiente de trabalho organizado, basta colocá-las em prática e aproveitar os benefícios que isso proporciona para a empresa.

Então, gostou do nosso post? Aproveite para conferir também as nossas dicas de organização e limpeza que vão otimizar o seu tempo!