Jardinar é para todos: 3 dicas para manter as plantas lindas

Assim como cozinhar, cultivar o próprio verde virou um escape da rotina agitada – sem tempo para até mesmo a faxina de casa. Para manter vasos e jardins saudáveis, bastam alguns cuidados e carinho.

Ver uma flor se desenvolver, o gramado pegar, uma planta dobrar de tamanho traz, sem dúvida, um sentimento de bem-estar. De um tempo para cá, as pessoas vêm demonstrando mais vontade de cuidar de plantas e jardins. Da mesma forma que aconteceu com a gastronomia e o prazer de cozinhar, a jardinagem vem se revelando uma tendência de comportamento e ganha cada vez mais adeptos.

Resultado de imagem para jardinagem apartamento
Casas e apês reservam para as plantas lugares de destaque. Para mantê-las lindas, em vasos, floreiras ou em um grande jardim, bastam alguns cuidados e um tanto de carinho. As pessoas estão percebendo que ter um jardim dentro de casa depende só delas. O termo urban jungle (floresta urbana), que se refere a essa tendência de espalhar plantas pela casa de forma a integrá-las à decoração, reforça bem isso. Mas o cultivo do verde não tem só valor estético; é também um jeito de obter mais qualidade de vida.

1. O básico do básico

Os kits à venda no mercado, que vêm com pás e garfo para revolver e afofar a terra, são suficientes na lida de vasos e canteiros menores.

2. Água na medida

Não deixe que as folhas murchem, mas a rega precisa ser feita com moderação. É fundamental observar as plantas todos os dias, em horários diferentes. Vale ainda tocar a terra para saber se está seca ou úmida.

3. Um olho no sol, outro no vento

As condições climáticas influenciam no desenvolvimento. Algumas plantas vão bem sob sol direto; outras necessitam de meia- -sombra ou até de sombra total.