5 truques de limpeza para desentupir a pia

Pedaços de alimentos, gordura, cabelo, tudo isso pode entupir uma pia com o passar do tempo. Para que isso não aconteça use bicarbonato de sódio ou outras 4 receitas caseiras. Confira.

Pia entupida é uma das coisas mais corriqueiras no dia-a-dia dos afazeres domésticos. Na cozinha, restos de alimentos acabam caindo no ralo. No banheiro, seja de barba ou cabelo, os tufos acabam entupindo a pia.

Preparamos 5 dicas caseiras para que você mesmo possa resolver esse problema e desentupir a vida. Confira agora:

1) Jogue bicarbonato de sódio no  ralo da pia. A quantidade vai depender do quão ela está entupida, podendo variar de 1 a 4 colheres de sopa. Aguarde um minuto e jogue uma xícara de vinagre branco. Espere por meia hora, até uma espuma com mau cheiro começar a sair do ralo, depois disso jogue água fervente para fazer uma limpeza.

2) Na cozinha, é normal que a pia fique entupida por causa do acumulo de gordura. Então se o problema for só esse ferva 5 litros de água com detergente líquido ou sabão em pó e vá despejando aos poucos no ralo. Essa mistura dissolverá a gordura e resolverá o problema.

3) Muito cuidado ao usar essa terceira dica, ela é indicada para casos mais críticos e urgentes, onde um profissional capacitado não terá tempo para resolver. Dissolva soda cáustica em 5 litros de água e jogue gradativamente no ralo, mas atenção: use todos os equipamentos de proteção (luvas, óculos e botas).

4) Outro método mais simples é usar uma garrafa de 2 litros de Coca-Cola, pois o refrigerante possui substâncias que ajudam no desentupimento.

5) Limpe o sifão. Às vezes o entupimento acontece por conta da sujeira acumulada na parte debaixo da pia. Coloque um balde para armazenar a água que cai na hora que de desenroscar o sifão e limpe-o com esponja e detergente neutro.

Quando o entupimento é mais sério ou demorou mais para ser descoberto a melhor escolha é contratar um desentupidor. Ele fará o serviço com garantia de qualidade e segurança.

Gostou dessa dica? Clique aqui e conheça 7 hábitos que você precisa ter para deixar sua casa sempre arrumada.